Últimas Notícias
Três dos Quatro Melhores "TUGAS" na Quarteira são NOSSOS!!!!!!
As portuguesas Maria Tomé e Melanie Santos foram hoje quarta e quinta classificadas, respetivamente, na prova feminina de elites da Taça da Europa de Quarteira em triatlo, vencida pela britânica Beth Potter.
Na prova inaugural do circuito de Taças da Europa, as duas triatletas portuguesas estiveram sempre bem posicionadas e, depois de terem cumprido o setor do ciclismo no grupo principal, fizeram uma fase final de corrida em crescendo para atingirem o 'top 5' final.
Maria Tomé, que tinha sido quinta classificada na Taça da Europa de Quarteira do ano passado, realizada em novembro, cumpriu o seu objetivo e melhorou esse registo em uma posição, levando a alemã Lisa Tertsch, que fechou o pódio, ao limite dos seus esforços no 'sprint' final.
"Consegui alcançar o meu objetivo principal, que era melhorar o resultado de 2021. Foi uma natação forte, com muita ondulação, na bicicleta encaixei bem no grupo. Na transição para a corrida, perdi algum contacto com as primeiras e depois tentei perseguir o terceiro lugar até fim. Fiquei muito perto do pódio, mas foi bom", resumiu a quarta classificada (2:00.42 horas).
Lisa Tertsch terminou o terceiro e último setor, o atletismo, a cambalear nos derradeiros metros e caiu mal ultrapassou a meta, sendo cinco segundos mais rápida do que Maria Tomé.
"Foi ela que me fez lutar até fim e tentar acreditar até ao limite. Fiz todos os possíveis, demos as duas tudo o que tínhamos e foi bom", acrescentou a atleta portuguesa, sublinhando ainda a importância dos pontos conquistados hoje rumo ao apuramento olímpico de Paris2024.
Já Melanie Santos iniciou a fase de corrida em nono e foi subindo lugares durante os 10 quilómetros de atletismo, até ao quinto posto final, em 2:01.28 horas.
"Foi um início de época com o pé direito. Estou muito feliz. Tenho sido sempre feliz em Quarteira e hoje foi mais um desses dias. Correspondeu às minhas expectativas. Já fui segunda aqui, mas o quinto lugar é honroso e estou muito feliz", disse a triatleta portuguesa.
Na frente, a britânica Beth Potter sagrou-se vencedora da Taça da Europa, em 1:58.56 horas, distanciando-se, na última volta do atletismo, da segunda classificada, a francesa Emma Lombardi (1:59.19 horas).
As portuguesas Madalena Almeida (34.ª), Helena Carvalho (35.ª), Inês Rico (36.ª) e Joana Miranda (43.ª) também terminaram a prova, enquanto Inês Oliveira desistiu.
A triatleta ucraniana Maryna Kyryk, que contou com o apoio da federação portuguesa para a sua participação nesta prova, terminou no 37.º lugar..
O triatleta Ricardo Batista, nono classificado, foi hoje o melhor português na prova masculina de elites da Taça da Europa de Quarteira em triatlo, com triunfo do japonês Takumi Hojo.
O campeão nacional de triatlo fez um bom percurso nos 1.500 metros de natação e posicionou-se como o único luso no grupo principal durante o setor de bicicleta, mas acabou por perder terreno no último setor, fechando na nona posição, em 1:46.49 horas.
"Consegui sair bem na natação, o que permitiu posicionar-me bem no ciclismo. Consegui começar a correr perto dos lugares da frente, mas, depois, não estive ao nível dos melhores da prova no segmento de corrida, onde senti maiores dificuldades face ao desgaste acumulado", comentou Ricardo Batista.
O triatleta luso, 72.º do 'ranking' mundial, saiu da prova "bastante satisfeito", reforçando que "um 'top 10' numa prova com um nível destes é sempre muito bom", ainda para mais com a motivação que o "ambiente incrível do público" proporciona.
O segundo melhor português, no 15.º lugar (1:48.05 horas), foi João Pereira, que voltou à ação depois do 27.º posto nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, no ano passado.
"Estava na linha de partida e tudo fazia sentido. São 15 anos de alto rendimento, e mais de 100 provas internacionais, mas no prazer de competir é como se fosse o primeiro. Depois de um Tóquio2020 menos conseguido, ficar sem os apoios que tinha deu-me nova motivação, nova esperança e nova liberdade para competir", disse.
João Pereira atrasou-se no ciclismo, ficando no primeiro grupo de perseguidores, mas foi recuperando tempo no último setor, afirmando que "foi bastante bom, em termos psicológicos", sentir a corrida, o seu ponto "mais forte" até ter uma lesão grave, "novamente bem".
Também concluíram a prova os portugueses Alexandre Nobre (20.º), André Dias (30.º), Tiago Fonseca (47.º) e Miguel Tiago Silva (52.º).
A vitória foi para o japonês Takumi Hojo, 14.º do 'ranking' mundial, que confirmou o seu favoritismo em 1:46.21 horas, enquanto o norte-americano Seth Rider, mais forte no 'sprint', foi segundo classificado, em 1:46.30, sendo três segundos mais rápido do que o britânico Daniel Dixon.
O ucraniano Sergiy Kurochkin, que teve apoio da federação portuguesa para cumprir presença na competição, terminou no 49.º lugar.
A Taça da Europa de triatlo junta em Quarteira este fim de semana mais de 250 atletas, em elites e juniores masculinos e femininos.
Gustavo do Canto foi quinto classificado na Taça da Europa Júnior que se disputou, este domingo, em Quarteira. No sector feminino, Matilde Santos foi a primeira atleta portuguesa a cortar a meta, no 12ºlugar.
"Estou super feliz com meu top-5. Gostava de agradecer ao público português que faz a atmosfera desta prova ser única , sobretudo num dia com condições tão difíceis como as de hoje, com ondas e muito vento. Obrigado pelo apoio", resumiu Gustavo do Canto.
A vitória foi para o Espanhol David Cantero, que terminou os 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e os 5 km de corrida em 00:57:18. O pódio ficou completo com a dupla francesa, Léo Fernandez e Thomas Hasnmaennel, segundo e terceiro classificados respetivamente.
Terminaram ainda por Portugal, Miguel Catarino (14º), Pedro Razões (25º), João Vaz (29º), Gabriel Santos (33º), Afonso Lopes (38º) e António Vaz (60º).
No sector feminino, Matilde Santos andou sempre no grupo da frente da prova, apenas perdendo contacto com as primeiras no segmento de corrida. A jovem portuguesa terminou na 12ª posição com o tempo de 01:05:29 horas.
O lugar mais alto do pódio feminino ficou para a espanhola Helena Moragas Molina, que terminou com o tempo 01:03:40 seguida das britânica Lizzy Edge e Bethany Cook.
Terminaram ainda a prova por Portugal, Luana Quaresma (33ª), Matilde Tomás (39ª), Ana Carapeta (40ª), Inês Sousa (43ª), Beatriz Pinto (45ª), Catarina Moutinho (48ª), Beatriz Boal (49ª), Tatiana Marques (50ª) e Mónica Dias (51ª).